Reunião para promoção da saúde bucal

Com objetivo de aprimorar qualitativamente a assistência prestada e ampliar a adesão dos usuários ao tratamento odontológico, a técnica em Saúde Bucal Paula e a odontologista Raysa realizaram no dia 20/04/2022 um encontro com os usuários vinculados às Equipes de Saúde Bucal (ESB) da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare. No espaço do auditório da OTICS-Rio Rocinha, as profissionais de saúde bucal abordaram diversos assuntos sobre a higiene bucal com foco na importância da escovação e uso do fio dental, práticas que dependem da atenção diária do usuário à boca construídas através de constante conscientização.

Dessa forma, a reunião de acesso à saúde bucal proporcionou discussões sobre a importância de uma boca saudável aos participantes, principalmente ao contemplar como ações cotidianas para autocuidado podem impactar no bem-estar e na qualidade de vida a longo prazo. Nesse sentido, as profissionais deram ênfase às diversas variáveis presentes nos processos de saúde-doença.

Ao final da reunião todos os participantes recebem um kit para escovação.

E você, está cuidando do seu sorriso?

Procure uma Unidade de Saúde próxima à sua residência e se informe!

 

www.ondeseratendido

Grupo de redução de danos

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a “Atenção à Saúde” é constituída a partir da noção ampliada do processo saúde-doença. Ao entender a “Saúde” como resultante das condições de habitação, alimentação, educação, renda e meio ambiente, então, a “Atenção” a ela dada infere-se como a possibilidade de conceber e organizar políticas e ações públicas numa perspectiva interdisciplinar.

Nesse contexto, o SUS organiza sua “Atenção à Saúde” de forma hierarquizada, nos chamados nível primário, nível secundário e nível terciário de atenção, conforme a complexidade requerida na realização dos procedimentos. Assim, no nível primário a “Atenção Primária à Saúde” ou “Atenção Básica”, mostra-se como a porta de entrada do usuário ao SUS. Dessa forma, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), na perspectiva da Atenção Primária, atua como ferramenta para a a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde para desenvolvimento de uma ação integral em saúde.

Nesse sentido, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no dia 19/04/2022, utilizou o auditório da OTICS-Rio Rocinha para a exibição e debate do filme “Nise: O Coração da Loucura” com usuários da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare. A conversa foi mediada pela assistente social Alexsandra Torres e pela psicóloga Sheila Carvalho. As profissionais dialogoram a respeito do consumo de substâncias psicoativas, vulgarmente conhecidas como “drogas”, legais e ilegais, além da sua equivocada associação de seus usos como “doença mental”. Assim, buscou-se a desconstrução da ideia das “drogas” como algo invariavelmente perigoso, pensando suas problemáticas de uso numa perspectiva multidisciplinar.


Caso tenha dúvida, cheque no Onde Ser Atendido a unidade mais próxima para esclarecimento sobre a Redução de Danos.

Canal teórico e prático sobre saúde mental com residentes de enfermagem

Na Atenção Básica em Saúde prioriza-se a integralidade do cuidado aos usuários. Sendo assim ele é visto não só como um ser biológico, mas também social, espiritual e psicológico.
A Estratégia Saúde da Família por estar inserida no menor contexto territorial, o domicílio, possui a possibilidade de cuidar do usuário como um todo, não só a parte que aparenta estar doente, pois o indivíduo é um ser completo e complexo. Assim, um dos olhares da assistência é a Saúde Mental dos usuários.
O termo Saúde Mental agrega uma área de conhecimento que vai além do diagnóstico e tratamento, relacionando-se intimamente com a prevenção e a promoção de saúde, buscando a reabilitação e reinclusão do paciente em seu contexto social.


Nessa perspectiva, o canal teórico-prático realizado pela preceptora Samara Nogueira no dia 18/04/2022 com os residentes de enfermagem Daniel, Pliscia e Ana Carolina, apresentou e relembrou a importância da atuação dos enfermeiros nas equipes de Saúde da Família para atender não só os usuários como também as famílias dos pacientes com transtornos mentais, mapear redes de apoio para uma pronta assistência em caso de crises e atuar no âmbito da Atenção Primária com a promoção da saúde mental através da educação permanente.

Você, caso tenha alguma questão, procure o Onde Ser Atendido: https://pcrj.maps.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=014d8ab512a34f259bb27c8a13d4d65f

Dia Nacional dos Profissionais de Obstetrícia

Os processos de elaboração “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes” refletem a preocupação equitativa do Ministério da Saúde e da sociedade civil para com as pessoas do sexo feminino. Por meio da perspectiva de gênero, a elaboração do documento e sua publicação em 2004 busca a oficialização dos compromissos governamentais com a implementação de ações de saúde especificamente voltadas para a garantia dos direitos humanos das mulheres e a redução da morbimortalidade dessa parcela populacional. Sob essa perspectiva, a declaração procura enfatizar a importância da integralidade, da promoção da saúde e dos avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com destaque para a melhora no âmbito da atenção obstétrica.

O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, presta assistência à mulher nos períodos de gravidez e puerpério. Além disso, os enfermeiros e enfermeiras obstetras e obstetrizes também compõe parte fundamental da equipe para atenção à saúde da paciente, através da avaliação das suas necessidades físicas e emocionais. Por esses motivos, suas atuações implicam no acompanhamento no pós-parto, no apoio familiarno atendimento a recém nascidos, diretamente nos partosno pré-natalno apoio à gestante para exames ginecológicos.

Nesse sentido, a OTICS-Rio Rocinha parabeniza, no Dia do Obstetra, 12 de Abril de 2022, as médicas e médicos obstetras e à enfermagem obstétrica e obstetrizes, profissionais da ponta responsáveis por um acolhimento que prioriza o cuidado humanizado e integral às mulheres que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fontes:
ABENFO
PNAISM
SIAT – UFBA
FEBRASGO
IFF – FIOCRUZ

Canal Teórico-Prático – Residência de Enfermagem em Saúde da Família

A Estação OTICS-Rio Rocinha recebeu em seu auditório na tarde de hoje os Residentes de Enfermagem em Saúde da Família do segundo ano. A enfermeira preceptora da Clínica da Família Rinaldo de Lamare, Juliana, utilizou a metodologia do Canal Teórico-Prático para abordar o assunto Planejamento e Vigilância da Equipe – gestão do processo de trabalho.

 

 

O momento teórico-prático tem como objetivo discutir temas clínicos e transversais à prática da enfermagem na atenção primária.

Esse momento é de grande importância para a formação do residente, pois permite o contato com ferramentas que o auxiliam na condução do processo de trabalho e os tornam profissionais mais críticos, tanto no campo assistencial, gerencial e na vigilância em saúde.

Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, esta data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, e tem como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida.

Sendo assim, informar-se sobre os sinais e sintomas desta doença pode ser fundamental para a busca de ajuda médica no tempo adequado e para a realização de um tratamento responsável.

O quadro foi identificado pela primeira vez, em 1817, por James Parkinson, que descreveu os principais sintomas da doença publicados no Ensaio sobre a Paralisia Agitante.

A Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos. Há também outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

A cura ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental sobre alternativas de tratamento. Em 10 de maio de 2010 foi publicada a portaria nº 228, que trata sobre o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica do Sistema Único de Saúde para pessoas com Doença de Parkinson. Os medicamentos para Parkinson são disponibilizados gratuitamente pelo SUS através do Programa de Medicamentos Excepcionais.

Pacientes com incapacidade funcional causada pelos sintomas parkinsonianos também podem se beneficiar de programas terapêuticos de reabilitação, envolvendo fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e suporte psicológico e familiar, buscando evitar e/ou retardar a perda de suas funcionalidade e habilidades motoras. Tais serviços são ofertados na Rede SUS, nos Centros Especializados em Reabilitação com modalidade de reabilitação física.

No ano de 2005, a tulipa vermelha foi escolhida como o símbolo oficial do mês de sensibilização da doença de Parkinson.

 

A escolha deste símbolo originou-se em decorrência da criação de uma tulipa vermelha com detalhes em branco pelo floricultor holandês, diagnosticado com Parkinson, J.W.S. Van der Wereld. Ele nomeou sua criação como tulipa Dr. James Parkinson, em homenagem às contribuições feitas pelo médico.

Caso você apresente os sintomas descritos ou conheça alguém que os tenha, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

https://dia-mundial-de-conscientizacao-da-doenca-de-parkinson/

Discussão sobre descentralização do PrEP na CF Rinaldo de Lamare

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método recente para prevenção à infecção pelo HIV, o vírus da imunodeficiência humana e causador da AIDS, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Sendo transmitido através de relações sexuais desprotegidas, isto é, sem o uso do preservativo com uma pessoa soropositiva, o vírus HIV muitas vezes passa desapercebido por não manifestar a AIDS. O PrEP, por meio da ingestão diária de um comprimido, possibilita ao organismo a preparação para um possível contato com o HIV, e consequentemente o desenvolvimento da imunodeficiência adquirida.

Nesse sentido, o auditório da OTICS-Rio Rocinha pôde receber os profissionais da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare com mediação da responsável técnica da medicina Thayna Taylor, na tarde do dia 06/04/2022, para um diálogo com o colaborador Gustavo Magalhães sobre a descentralização da Profilaxia Pré-Exposição. Com apoio do material educativo do 17º Ciclo de Debates da SUBPAV realizado em 17/11/2021, a discussão passou pelos processos de descentralização para dispensação do PrEP, enfatizando o acompanhamento do usuário pelo princípio da descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim, com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), do farmacêutico, e do corpo técnico das equipes de Saúde da Família (eSF) o debate contemplou aspectos das boas práticas em saúde, além de relembrar pontos fundamentais sobre a educação sexual e reprodutiva. Dessa forma, a reunião buscou ressaltar a ampliação do acesso e da abrangência do cuidado na Atenção Primária em Saúde (APS) no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ).

Fontes:
https://subpav.org/aps/calendario
BVSMS
AIDS.GOV

Dia Mundial da Saúde

O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. A cada ano para esta data, é escolhido um tema que destaca uma área de preocupação prioritária para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante da atual pandemia, planeta poluído e incidência crescente de doenças, o tema do Dia Mundial da Saúde 2022 é Nosso Planeta, Nossa Saúde . Este apelo da OPAS, OMS e parceiros apresenta uma oportunidade única para uma recuperação verde e saudável da pandemia de COVID-19, que coloca a saúde das pessoas e do planeta no centro das ações e fomenta um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar.

   

Nas últimas décadas, melhorias nos serviços de saúde, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e outros fatores levaram a melhorias na saúde das pessoas em toda a Região das Américas. No entanto, estima-se que um milhão de mortes prematuras por ano são atribuíveis a riscos ambientais evitáveis ​​conhecidos.

Poluição do ar, água contaminada, saneamento inadequado, incluindo gestão de resíduos sólidos, riscos relacionados a certos produtos químicos perigosos e impactos negativos das mudanças climáticas são as ameaças ambientais de saúde pública mais prementes na Região.

O tema deste ano deve servir como um poderoso lembrete para nós de que a resolução de muitas dessas questões está além da competência exclusiva do setor de saúde e, como consequência, uma resposta eficaz exigirá um esforço conjunto de toda a sociedade.

#UmFuturoMaisSaudável https://www.paho.org/pt/campaigns/dia-mundial-saude-2022

Reunião de acesso à Saúde Bucal

A OTICS Rio – Rocinha recebeu em seu auditório, no dia de hoje, as profissionais de saúde bucal da Clinica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, Paula (Técnica em Saúde Bucal) e Raysa (odontologista).

Realizaram uma reunião sobre acesso com usuários da CF onde abordaram diversos temas sobre higiene bucal e os participantes elucidaram suas dúvidas.

 

 

Esta atividade visa melhorar a qualidade da assistência prestada e a adesão dos usuários ao tratamento odontológico, pois neste encontro foram esclarecidos os serviços ofertados e feito o agendamento para ingresso ao tratamento odontológico.

Através de atividades de promoção à saúde como esta, é possível aumentar a qualidade de vida da população, visto que uma boca saudável impacta no bem-estar e na autoestima, além de possuir papel fundamental na fala, respiração e mastigação.

Ao final da reunião todos os participantes receberam um Kit de escovação.

E você, está cuidando do seu sorriso?

Procure uma Unidade de Saúde próxima à sua residência e se informe!

 

www.ondeseratendido

 

Semana da Saúde

No período de 2 a 7 de abril várias datas comemorativas em saúde ocorrem simultaneamente no Brasil. Essas ações fortalecem a intrínseca relação entre saúde, atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida.

O combate ao sedentarismo é a estratégia número um na luta para diminuir a incidência das doenças crônicas não transmissíveis, por exemplo as doenças cardiovasculares e a diabetes, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero.

Com o objetivo primordial de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030.

O plano de ação mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030. Para isso recomenda um conjunto de 20 áreas políticas, combinadas, com o objetivo de criar sociedades mais ativas por meio da melhoria dos ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades praticarem mais atividades físicas.

 

 

Os benefícios relacionados a atividade física são inúmeros, dentre eles: melhora da autoestima e sensação de bem-estar; diminui a depressão; diminui o estresse e o cansaço; aumenta a disposição; melhora a força e resistência muscular; além de melhorar a aparência da pele.

Algumas dicas bacanas para começar a se exercitar: inicie com exercício que seja de fácil execução e com baixa intensidade; faça alongamentos para reduzir a probabilidade de lesões musculares; lembre de beber água e o mais importante, mantenha a regularidade .

É importante que antes de começar ou voltar a praticar exercícios um profissional de saúde seja consultado, para indicar o melhor exercício e intensidade adequada.

O município do Rio de Janeiro oferece aos seus moradores o Programa Academia Carioca  que visa facilitar a prática regular de atividade física, orientada por profissional de educação física especializado. A iniciativa – totalmente gratuita – está instalada nas Unidades de Saúde da atenção Primária, Clínicas de Saúde da Família e Centros Municipais de Saúde, e vem contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população e dos indicadores de saúde.

https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/academia-carioca

https://bvsms.saude.gov.br/semana-da-saude-no-brasil