O planejamento reprodutivo é um dos pilares da atenção integral à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo reconhecido como um direito fundamental pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 9.263/96, que assegura o acesso a métodos e técnicas de concepção e contracepção. Nesse contexto, na tarde do dia 17 de julho de 2025, a Clínica da Família Rinaldo De Lamare promoveu, no auditório da OTICS – Rio Rocinha, um encontro do Grupo de Saúde Reprodutiva. A atividade foi conduzida pela enfermeira residente Yasmin, do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC).
Dessa forma a atividade abordou temas essenciais como a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), direitos sexuais e reprodutivos, questões de gênero e orientações sobre fertilidade.
Sendo assim, os grupos de planejamento reprodutivo desenvolvidos nas Clínicas da Família (CF) e nos Centros Municipais de Saúde (CMS) desempenham papel essencial na promoção da saúde sexual e reprodutiva, oferecendo um espaço educativo, reflexivo e de acolhimento às demandas individuais e coletivas da população.
Portanto, os grupos de planejamento reprodutivo configuram-se como estratégia eficaz de educação em saúde, prevenção de agravos e fortalecimento da cidadania, contribuindo para a redução de mortalidade materna, gestações não planejadas, a melhoria da qualidade de vida e a equidade de gênero nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa reforça o compromisso com a promoção da saúde integral e a ampliação do acesso à informação de qualidade no território.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
Gov.br
Prefeitura.rio