As campanhas de vacinação desempenham um papel essencial na promoção da saúde pública na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Elas são fundamentais para prevenir doenças imunopreveníveis, reduzir surtos e fortalecer a imunidade coletiva. Em áreas de alta densidade populacional como a Rocinha (72.021 moradores segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) , a implementação eficaz dessas campanhas contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Nesse contexto, as Clínicas da Família Maria do Socorro, Rinaldo De Lamare e CMS Dr. Albert Sabin, estão com a campanha de vacinação contra a influenza em plena atividade. Na sexta-feira, dia 4 de abril de 2025, essas unidades de saúde receberam dezenas de pessoas para serem imunizadas, foram na Escola Municipal Paula Brito e vacinaram professores e profissionais da escola.Contudo, as equipes de Saúde da Família (eSF) estão preparadas para atender a população da Rocinha, oferecendo imunização gratuita e orientações sobre a importância da vacina. Um exemplo de grande relevância é a campanha de vacinação contra a influenza, que tem como objetivo proteger os grupos mais vulneráveis – como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades – contra os efeitos mais graves da gripe. Em comunidades como a Rocinha, garantir essa imunização é essencial para evitar complicações respiratórias e aliviar a sobrecarga dos serviços de saúde, especialmente nos períodos de maior circulação do vírus.
Diante disso, a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também é um pilar essencial para o sucesso dessas campanhas. Eles fazem visitas domiciliares, orientam a população sobre a importância das vacinas – inclusive contra a influenza – e ajudam a facilitar o acesso aos serviços de saúde, garantindo que a informação chegue a todos os cantos da comunidade.
Assim, as campanhas de vacinação na Rocinha, são muito mais do que uma medida preventiva. Elas representam um compromisso com a equidade, com a proteção coletiva e com a construção de uma comunidade mais saudável e unida. Mais do que uma medida de prevenção, vacinar é um ato de solidariedade e cuidado com todos ao nosso redor. Participar das campanhas é garantir mais saúde, mais proteção e mais qualidade de vida para toda a Comunidade.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
Prefeitura.Rio