A Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental na promoção do combate ao sedentarismo, incentivando, por exemplo, a prática de atividades físicas para controle das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT’s). No âmbito da APS da Saúde Pública Carioca, esse papel é apoiado e desenvolvido pelo Programa Academia Carioca, sendo seus profissionais de educação física atuantes na propagação de boas-práticas em saúde nas Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) da Cidade do Rio de Janeiro.
Neste sentido, na tarde de 07/08/2023, no Adolescentro Paulo Freire, o profissional de educação física do Programa Academia Carioca, Neydson Muniz, ao lado da assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Alexsandra Torres, reuniram 30 alunos e alunas do Programa adscritos à Clínica da Família Rinaldo de Lamare para um momento de promoção de saúde por meio da realização de exercícios físicos.
Na oportunidade, a assistente social e o profissional de educação física enfatizaram a noção integral de saúde, ressaltando a importância de manter o bem-estar pleno das faculdades físicas, mentais e sociais.
Assim, a promoção de saúde realizada pelos profissionais enfatizou a realização de atividades físicas como uma importante ferramenta para a integração social, além da relevância dessas atividades para o combate às DCNT’s.
Se interessou pelo Programa Academia Carioca?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
Programa Academia Carioca
Guia de Atividade Física para a População Brasileira.