As doenças cardiovasculares constituem numa das principais causas de morbimortalidade na população Brasileira. Não há uma causa única para estas doenças, mas vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de sua ocorrência.
Neste sentido, na manhã do dia 03/08/2023, no Auditório da Estação da OTICS Rio Rocinha, a médica especialista em saúde da família, Bárbara Freitas e Aline da Silva Aguiar, enfermeira da Vila Verde, reuniram usuários da equipe de saúde família (eSF) da Vila Verde para realização do grupo em combate as doenças crônicas não – transmissíveis, portadores de hipertensão e diabetes. O encontro abordou sobre o diabetes mellitus e hipertensão arterial e também sobre boas práticas em saúde e bem estar, nos cuidados da alimentação e entrega de exames.
A Hipertensão arterial sistêmica e o Diabetes mellitus representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento deste cenário em nível nacional. O diabetes atinge a mulher grávida e todas as faixas etárias, sem qualquer distinção de raça, sexo ou condições sócio econômicas. Na população adulta, Estas doenças levam com frequência, à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o paciente, sua família e a sociedade. Quando diagnosticadas precocemente, estas doenças são bastante sensíveis, oferecendo múltiplas chances de evitar complicações; quando não, retardam a progressão das já existentes. Investir na prevenção é decisivo não só para garantir a qualidade de vida como também para evitar a hospitalização e os consequentes gastos, principalmente quando considera-se o alto grau de sofisticação tecnológica da medicina moderna.