Para contemplar os esforços da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) na melhora quantitativa e qualitativa para a Rede de Atenção à Saúde (RAS) da população carioca, a prestação de contas, isto é, o Accountability, é essencial para gestores e usuários. Por meio do Accountability, entende-se que para obtenção de bons resultados nos indicadores de saúde é fundamental o uso consciente dos recursos disponíveis. Por esse motivo, a realização anual dos seminários de prestação de contas é de grande responsabilidade às Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) da SMS-Rio.
Neste sentido, na tarde de 02/08/2023, no auditório da OTICS-Rio Rocinha, a gerente técnica da CF Rinaldo de Lamare, Thays Conti, junto à diretora da Divisão de Ações e Programas em Saúde (DAPS), Patrícia Costa, a responsável técnica da Área Programática 2.1, Beatriz Félix, e da coordenadora pedagógica do Programa de Residência em Enfermagem da Família e Comunidade (PREFC), Letícia Lourenço, reuniram 40 profissionais das equipes de Saúde da Família (eSF) e de Saúde Bucal (eSB) da CF Rinaldo de Lamare para a realização do Accountability da unidade de saúde.
Na oportunidade, foram abordadas, à luz dos indicadores de saúde da CF, as de atuação dos colaboradores e colaboradoras da unidade de saúde, enfatizando o aspecto social da prestação de contas.
Assim, a tarde foi proveitosa às eSF e eSB, que puderam expor seus processos de trabalho de forma quantitativa e qualitativa, apoiando-se no olhar de especialistas da Estratégia Saúde da Família (ESF), enfatizando o uso dos recursos.
Fontes:
Rede HumanizaSUS