A Redução de Danos (RD) é um conjunto de princípios e ações para a abordagem dos problemas relacionados ao uso de drogas que é utilizado internacionalmente e apoiado pelas instituições formuladoras das políticas sobre drogas no Brasil, como a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD) e o Ministério da Saúde.
A RD não pressupõe que deva haver imediata e obrigatória extinção do uso de drogas – no âmbito da sociedade ou no caso de cada sujeito –, seu foco incide na formulação de práticas, direcionadas aos usuários de drogas e aos grupos sociais com os quais eles convivem, que têm por objetivo a diminuição dos danos causados pelo uso de drogas.
Nesse contexto, hoje pela manhã, 16/05/2023, ocorreu no auditório da OTICS-Rio Rocinha o grupo de redução de danos da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare. Supervisionado pela psicóloga do NASF Sheila Lima e o redutor de danos Devaldo Oliveira. A perspectiva de redução de danos é promover ações a fim de “minimizar qualquer dano de natureza biológica, psicossocial e econômica das/os usuárias/os de substâncias psicoativas. Os usuários e usuárias presentes, cerca de 10 (dez) participantes aproveitaram o tempo para um exercício de reflexão após terminarem de assistir o filme escolhido pelos supervisores.