Vacinação na Escola – Programa Saúde na Escola (PSE)

A ideia do Programa Saúde na Escola(PSE) é muito simples. Se a família não puder ir até a vacina por qualquer motivo, a vacina vem até a escola. Isso simplifica o processo e faz com que as nossas crianças possam ter a oportunidade de se vacinar, sempre com a autorização do responsável. Acreditamos muito nesta parceria família-escola para que a educação funcione muito bem. Vacinar as crianças é essencial para mantê-las saudáveis, pois ajuda a prevenir muitas doenças que podem comprometer o desenvolvimento delas.

Ontem, a Equipe Dioneia que faz parte do território da Clinica de Família Maria do Socorro, realizou uma atividade do Programa Saúde na Escola (PSE) em seu território. Nesse contexto,  foram vacinados crianças, professores e profissionais da instituição de ensino. Houve também a atualização da caderneta de vacinação e uma importante conversa sobre a importância da vacinação nos ciclos de vida e principalmente no ambiente escolar.

Em  paralelo ao Programa Vacina na Escola, a Secretaria Municipal de Saúde fará o cruzamento dos cadastros da Estratégia Saúde da Família com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), para identificar as crianças que não tenham registro da vacina da Covid-19 ou mesmo que estejam com outros imunizantes do calendário vacinal em atraso. A partir daí, os agentes comunitários de saúde entrarão em campo nos territórios para ir às casas dessas crianças. Elas poderão ser vacinadas no próprio domicílio, na presença do responsável que estiver no local, ou serem orientadas a comparecer na unidade de Atenção Primária de referência para atualizar suas cadernetas de vacinação.