Capacitação sobre registro de vacinação aos ACS da CF Maria do Socorro

Com vistas aos recentes processos de melhoria qualitativa da Saúde Pública Carioca, as enfermeiras Ailana Lemos e Celina Barreto da Clínica da Família (CF) Maria do Socorro, entendendo a Atenção Primária à Saúde (APS) como a porta de entrada da população à saúde, elaboraram uma atividade de educação permanente com os Agentes Comunitários de Saúde (CF) da unidade.
Para essa atividade as enfermeiras basearam-se no Guia Rápido desenvolvido pela Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Viligância em Saúde (SUBPAV) em conjunto com a Superintendência de Viligância em Saúde (SVS): “O agente comunitário de saúde e a vacinação: caminhos para o alcance das coberturas vacinais”.
                   
Neste sentido, na manhã de 08/03/2023, no auditório da OTICS-Rio Rocinha, os agentes comunitários de saúde (ACS) das equipes de Saúde da Família da CF Maria do Socorro foram capacitados sobre o resgate e registro da vacinação para crianças menores de 6 anos, entendendo o papel integral que a profilaxia e a prevenção cumprem para uma APS forte.
Dessa forma, foram traçadas estratégias para a recuperação do alcance das coberturas vacinais para proteção da população infantil do bairro da Rocinha. Assim, os conhecimentos das dinâmicas territoriais e sociais dos ACS foram fundamentais para incrementar os conhecimentos técnicos apresentados pelas enfermeiras.

Se interessou pelo assunto?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fontes:
EpiRio