O Programa Saúde com Agente elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) visa a formação técnica na área da saúde através do formato híbrido com a realização de módulos de estudo de forma presencial e forma remota.
Para a efetivação dessa estratégia de ensino-aprendizagem por parte da União, a adesão de municípios ao Programa mostra-se fundamental para fornecimento de redes e espaços que propiciem aos profissionais selecionados a realização dessas aulas presenciais, pois são momentos para o esclarecimento de dúvidas, para realização de atividades apoiadas pelos preceptores e para disponibilidade de equipamentos que acessem seguramente os Sistemas de Informações trabalhados nos módulos de estudo.
Neste sentido, na manhã de 28/02/2023, a OTICS-Rio Rocinha mais uma vez contribuiu, através da estrutura de seu laboratório de informática, com esse processo para a retomada da Saúde Pública Carioca de qualidade.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, então, utilizaram os computadores da Estação para acesso aos Sistemas de Informação necessários para realização do Curso, além de aproveitarem a presença da farmacêutica do Centro Municipal de Saúde (CMS) Vila Canoas, Lidiane Cabral, para sanar dúvidas e retificar detalhes das atividades.
Assim, o encontro favoreceu a formação de profissionais capazes de lançar um olhar apurado sobre as informações coletadas em suas visitas, possibilitando uma melhor orientação e atendimento aos usuários(as).
Saiba mais sobre na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
GOV.BR
Portaria MS nº3241/2020