Diante dos recentes processos para a retomada da Saúde Pública Carioca evidencia-se também a preocupação para o aprimoramento das competências dos(as) profissionais que compõe as redes de atenção à saúde no Município do Rio de Janeiro. Neste sentido, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o uso correto dos prontuários eletrônicos nas Atenções Primária, Secundária e Terciária é imprescindível para um melhor acolhimento e cuidado do paciente, pois ele é capaz de integrar nacionalmente de modo objetivo, claro e direto o histórico clínico do(a) usuário(a) que está em busca do atendimento.
Por esses motivos, entendendo a importância de um olhar integral sobre a saúde, a gerente técnica da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, Thays Conti, ao lado da responsável técnica da medicina Thayna Taylor, reuniram na tarde de 31/01/2023 os integrantes das equipes de Saúde da Família da CF no espaço do laboratório da OTICS-Rio Rocinha.
Para o encontro ser proveitoso, as responsáveis acessaram alguns prontuários eletrônicos de pacientes da unidade de saúde no sistema VITA-Care com os agentes comunitários de saúde (ACS) das equipes de Saúde da Família da CF Rinaldo de Lamare para avaliarem como anda a realização de seu preenchimento pelos(as) colaboradores. Dessa forma, foram pontuados alguns pontos importantes como a identificação devida do paciente, os motivos e datas de suas consultas prévias, informações subjetivas e também os registros de tramentos finalizados.
Assim, ao partir de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, a gerente técnica e a responsável da medicina proporcionaram uma análise crítica de aspectos qualitativos e quantitativos referentes aos prontuários dos usuários da CF, o que possibilitou um debate concreto dentro das demandas rotineiras da unidade de saúde.
Alguma dúvida?
Se informe mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
RBMFC