Para a coleta dos dados referentes ao Censo Demográfico 2022 por parte dos(as) profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são imprescindíveis a cooperação da sociedade civil e das instituições para apoio logístico, divulgação e operacionalização. Nesse sentido, a construção de sólidas relações institucionais por parte do IBGE mostra-se como uma faceta crucial para efetivação desse grande trabalho nacional que é o Censo 2022. Essas parcerias inter-institucionais do IBGE são realizadas tanto no âmbito do planejamento estratégico, com grandes fundações, autarquias e ministérios como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a Receita Federal, quanto no âmbito operacional, nas pequenas relações construídas nos locais da coleta de dados e postos de coleta.
Com esses pontos em mente e conhecendo as particularidades da região da Rocinha, então, o Coordenador Censitário de Área, sr. Jackson Luís, e o Agente Censitário Municipal, Renan Martins, articularam junto à OTICS-Rio Rocinha uma parceria com o sr. Jorge Collaro, administrador do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, para divulgação e omitização na coleta dos dados da população da Rocinha.
Assim, foi acordado que, das 8h às 17h, de segunda à sexta, os Agentes Censitários Supervisores da região da Rocinha estarão na recepção do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare para esclarecer dúvidas, emitir orientações e também realizar a coleta de informações dos(as) usuários do prédio que ainda não foram recenseados.
Fontes:
Guia do Censo 2022 para Jornalistas