Todo indicador de saúde é uma estimativa de uma dimensão de saúde em uma população-alvo. Para a formação desses indicadores são necessários os chamados dados que, ao serem analisados, produzem informação. Neste sentido, é imprescindível que os agrupamentos de dados sejam atualizados frequentemente de forma correta e íntegra, pois serão os alicerces para a avaliação, o planejamento e as tomadas de decisões futuras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim sendo, mostram-se necessárias então as ferramentas para uma coleta de dados cuidadosa e organizada. E, por essa razão, o uso dos Prontuários Eletrônicos se mostram de grande valia, pois permitem a atualização frequente não apenas da situação de saúde dos(as) usuários(as) individualmente, mas também podem fornecer um panorama de toda a população adscrita à unidade de saúde, dentro da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
É nessa conjuntura, então, que a OTICS-Rio Rocinha disponibilizou o espaço de seu laboratório de informática durante a manhã e tarde de quarta-feira, 04/01/2023, aos agentes comunitários de saúde (ACS) da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare.
Dessa forma, os agentes de saúde puderam utilizar o prontuário eletrônico VitaCARE, onde são registradas Visitas Domiciliares (VD’s), atualização de bolsa-família, e a entrega de exames marcados via Sistema de Regulação (SISREG). Além disso, os(as) colaboradores aproveitaram a possibilidade acesso à plataforma CadWEB para revisão dos dados lançados sobre a população atendida.
Assim, a OTICS-Rio Rocinha pôde apoiar o trabalho contínuo dos agentes de saúde para vigilância e avaliação das famílias atendidas pela CF Rinaldo de Lamare.
Alguma dúvida? Esclareça na unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Fontes:
OPAS
VitaCARE