No contexto da Atenção Primária carioca, as Clínicas da Família (CF) e os Centros Municipais de Saúde (CMS) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) apresentam, através do Portal SUBPAV, a oportunidade dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) realizarem o cadastro e o acompanhamento da situação dos PABs das famílias adscritas as suas microáreas de atuação.
Esta ação, amparada pela Lei nº14.342 de 2022, condiz com os esforços do governo federal para um programa de transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que visa a promoção de acesso aos direitos sociais básicos para o combate ao ciclo intergeracional de pobreza. Neste sentido, o Programa Auxílio Brasil (PAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), busca a potencialização da oferta de serviços para realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, além da imunização das crianças.
Dentro deste contexto, então, o laboratório da OTICS-Rio Rocinha recebeu, ao longo do dia 22/12/2022, os ACS’s da CF Rinaldo de Lamare para verificar o andamento dos registros por eles realizados ao longo do ano.
Assim, as famílias que beneficiam-se do PAB também são acompanhadas constantemente por uma equipe de Saúde da Família (eSF), destacando a interseccionalidade dos esforços para combate às mazelas sociais na sociedade brasileira.
Está realizando o acompanhamento de saúde em alguma unidade? Confira sua unidade de saúde mais próxima!