Mitos e Verdades sobre o Câncer

Há anos os cânceres são a segunda maior causa de morte no Brasil. Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. O câncer é causado por alterações da estrutura genética (DNA) das células, as chamadas mutações. Cada célula sadia possui instruções de como devem proceder, ou seja como crescer e se dividir, o período de funcionamento e de sua morte. Na presença de qualquer erro nestas instruções pode surgir uma célula alterada que venha a se tornar cancerosa.

Hoje os Residentes em Oncologia do INCA (R2), o Enfermeiro Eduardo e a Assistente Social Jéssica, realizaram salas de espera com usuários abordando os mitos e verdades que pairam sobre nossas cabeças quando pensamos em câncer.

Os usuários além de receberem informações preciosas, puderam interagir e tirar dúvidas com os profissionais. Como por exemplo, se o câncer pode ser prevenido.

 

 

Foi explicado que existem diversas atitudes que devem ser incorporadas à rotina para reduzir os riscos de ter a doença:

  • Vacinar-se contra hepatite B e HPV (papilomavírus humano), ambas disponibilizadas pelo SUS em todas as Clínicas da Família do Município do Rio de Janeiro;
  • Não fumar. Existem grupos em unidades de saúde que podem te auxiliar neste processo;
  • Evitar o consumo de álcool;
  • Alimentar-se de forma mais saudável. Evitando alimentos ultraprocessados e adoçados. Dê preferencia aos alimentos de origem vegetal;
  • Praticar exercícios físicos, 30 minutos já são suficientes;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Protejer-se do sol.

Além dessas dicas é importante lembrar de realizar exames diagnósticos como o papanicolau (para as mulheres), regularmente e observar sempre seu corpo. Na dúvida, procure a Clínica da Família mais próxima da sua casa.

Fonte:

gov.br