O cuidado é tido como uma característica marcante da enfermagem e fundamental para a Atenção Primária. Nas Clínicas da Família (CF) do município do Rio de Janeiro, por exemplo, é atribuição das equipes de Saúde da Família (eSF) o cuidado integral com o bem-estar mental e físico dos(as) usuários(as), sendo responsabilidade dos(as) profissionais técnicos a realização de procedimentos para tal objetivo.
É nesse sentido que o tratamento de lesões se mostra, quando direcionado às necessidades do indivíduo, da família e da comunidade, como parte crucial da Atenção Primária. Assim sendo, os processos para esse tipo de atendimento são qualificados pela consciência, ética, zelo e solidariedade, que por sua vez sintetizam-se na ciência, na arte, na ética e na estética praticadas diariamente pelas eSF.
Com isso em mente, na manhã do dia 14-09-2022, o auditório da OTICS-Rio Rocinha recebeu os(as) profissionais de enfermagem da Área Programática 2.1 para treinamento em aplicação do curativo bota de Unna. Sob mediação dos enfermeiros Paulo Marques e Renata Lisboa, da Coordenadoria da AP-2.1, os(as) enfermeiros(as) das CF’s da zona sul acompanharam a capacitação promovida pelas enfermeiras Symone Leandro e Louise Abreu, da Gerência de doenças não-transmissíveis e feridas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ).
Após a aula expositiva, foi vez dos(as) enfermeiros(as) das CF’s Rinaldo de Lamare, Maria do Socorro e dos Centros Municipais de Saúde (CMS) Dr. Albert Sabin, Dr. Rodolpho Perissé e Vila Canoas colocarem em prática os conhecimentos obtidos. Assim, a manhã foi valiosa aos(às) profissionais das eSF’s para aprimorarem suas aplicações dos curativos bota de Unna, abrangendo a parte técnica e humanista da prática da enfermagem na Atenção Primária.