Hoje, 17 de maio, é o Dia Mundial da Hipertensão. Este dia existe para aumentar a conscientização sobre o problema da hipertensão no mundo. Este ano a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) destaca a importância do controle da hipertensão para viver melhor e com mais saúde.
As Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nas Américas, e a Hipertensão Arterial (HA) é responsável por mais de 50% das DCV. Infelizmente, mais de um quarto das mulheres adultas e quatro em cada dez homens adultos têm hipertensão no continente americano, e tanto o diagnóstico, quanto o tratamento e o controle tem sido ineficazes.
O diagnóstico e tratamento precoce da hipertensão pode reduzir o risco de ataques cardíacos, derrames cerebrais e insuficiência renal, entre outros problemas de saúde.
Quando a pressão arterial está alta, o coração é obrigado a fazer mais força, o que aumenta o risco de danos a órgãos-alvo, como o coração, cérebro e rins.
A hipertensão é um assassino silencioso; na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas, portanto muitas pessoas não são diagnosticadas.
Se você ainda não mediu sua pressão arterial , visite um serviço de saúde para obter uma leitura precisa da pressão arterial.
Se você já tem hipertensão e está sem tratamento procure a orientação de um profissional de saúde na unidade mais próxima da sua residência.