As enfermeiras Vanessa de Lima, Juliana Carrijo e Samara Nogueira reuniram-se hoje, dia 02/03/2022, para realizarem um canal teórico ao lado dos profissionais de enfermagem Daniel Costa, Pliscia Ferreira e Ana Carolina Andre. A conversa realizada no auditório da OTICS-RIO Rocinha procurou contemplar os planejamentos para a realização do Grupo de Planejamento Familiar e Reprodutivo com os usuários e usuárias da Clínica da Família Rinaldo de Lamare.
Através das experiências compartilhadas pelos colaboradores dentro das características da população adscrita ao território da CF Rinaldo de Lamare, o diálogo debruçou-se sobre as formas de abordagem do tema aos usuários, além de visar o estabelecimento de pontos focais a serem trabalhados nos grupos.
Como lembrado pelo Manual Técnico de Assistência em Planejamento Familiar do Ministério da Saúde, a atuação dos profissionais de saúde no âmbito do Planejamento Familiar deve estar pautada pelo Artigo 226, Parágrafo 7 da Constituição brasileira de 1988, que trata da dignidade da pessoa humana e paternidade responsável, sendo o Estado responsável por propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito. Assim, dentro desta perspectiva de núcleo familiar, a atuação do profissional de saúde envolve a realização de atividades educativas, aconselhamento e atividades clínicas a serem desenvolvidas de forma integrada.
Fontes:
Manual Técnico de Assistência em Planejamento Familiar do Ministério da Saúde – 4ª Edição, 2002
https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/planejamento-reprodutivo-contracepcao/