OFICINAS DE TERRITORIALIZAÇÃO AP 2.1

A quarta-feira do dia 23/02/2022 marcou a continuação do Ciclo de Oficinas do CEMAPS (Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro) da Área de Planejamento (AP) 2.1, que trata do processo de territorialização das áreas de atuação das equipes.

A equipe da estação OTICS-RIO Rocinha ministrou as oficinas em parceria com o enfermeiro Paulo Marques, da Coordenadoria de Atenção Primária da AP-2.1 (CAP-2.1). Pela manhã recebemos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza e, no período da tarde, os ACSs do Centro Municipal de Saúde Dr. Albert Sabin. Na ocasião, foi apresentado o programa Google Earth Pro como ferramenta de apoio para o processo de revisão do território que terá como produto final a redivisão das áreas de atuação das equipes em seis microáreas.

As oficinas proporcionaram intensos momentos de troca de conhecimentos e reflexões acerca da importância de olharmos periodicamente para o território e perceber suas mudanças. Esse olhar para o território permite que as equipes de saúde ofereçam um cuidado aos usuários mais personalisado, de acordo com a realidade do contexto encontrado no territorio.

Este projeto está acontecendo simultaneamente em todas as Áreas de Planejamento do município do Rio de Janeiro e resultará na publicação do CEMAPS no segundo semestre deste ano.