Com o intuito de alinhar, organizar e qualificar os fluxos de trabalho da Clínica da Família Rinaldo De Lamare, garantindo que a equipe técnica atue de forma integrada, segura e em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) e com os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse contexto, na tarde do dia 15 de janeiro de 2025, no auditório da OTICS-Rio Rocinha foi realizado uma reunião de alinhamento de fluxos com a equipe técnica, conduzida pelo gestor Jackson Gonçalves, com o objetivo de fortalecer a organização dos processos de trabalho e qualificar ainda mais a assistência prestada à população do território. O encontro reafirmou a importância do diálogo permanente entre a gestão e os profissionais que atuam diretamente na linha de cuidado da Atenção Primária à Saúde (APS), destacando que esses alinhamentos ocorrem de forma concomitante às diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio).
Dessa forma, a equipe técnica de uma Clínica da Família composta por profissionais de diferentes áreas, como enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, profissionais do Núcleo Multiprofissional, entre outros, que atuam de forma integrada para garantir o cuidado contínuo, resolutivo e humanizado aos usuários. Essa equipe é fundamental para o bom funcionamento da unidade, pois é responsável pelo planejamento, execução e avaliação das ações de saúde, além de ser o elo direto entre o serviço, o território e a comunidade.
Diante disso, durante a reunião foram discutidos e alinhados fluxos assistenciais e administrativos, em consonância com as normativas e orientações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), visando maior organização do trabalho, otimização do atendimento e melhoria da comunicação interna. O fomento a encontros técnicos como esse, promovidos pela gerência da Clínica da Família, é essencial para assegurar que todos os profissionais estejam alinhados às diretrizes institucionais, aos protocolos assistenciais e às necessidades reais do território adscrito.
Contudo, reuniões técnicas periódicas têm impacto direto no funcionamento da unidade, refletindo na qualidade do atendimento oferecido à população. Ao alinhar fluxos de forma integrada à gestão municipal, reduz-se a fragmentação do cuidado, melhora-se o acesso dos usuários aos serviços e fortalece-se a resolutividade da Atenção Primária à saúde (APS). Além disso, esses espaços contribuem para a escuta das equipes, identificação de desafios cotidianos e construção coletiva de soluções, fortalecendo o vínculo entre gestão local e políticas públicas municipais.
No contexto da saúde pública e da Atenção Primária à saúde (APS), esse tipo de reunião se faz necessária por consolidar a Atenção Primária à saúde (APS) como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao promover organização, planejamento e integração das equipes, em alinhamento contínuo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a Clínica da Família potencializa seu papel estratégico no cuidado integral, impactando positivamente a saúde da comunidade e reforçando o compromisso com um SUS mais eficiente, equânime e próximo da população.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.