Atividade sobre Diagnóstico Situacional com Acadêmicos de Medicina – CF Rinaldo De Lamare

Na tarde do dia 03 de novembro de 2025, os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram de uma atividade prática sobre Diagnóstico Situacional, conduzida pela enfermeira preceptora Luísa Neves, na sala de espera da Clínica da Família Rinaldo De Lamare. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com os usuários da unidade, compreendendo de forma mais próxima as necessidades, percepções e desafios enfrentados pela comunidade no acesso aos serviços de saúde. Essa vivência proporcionou uma importante troca de saberes entre os futuros profissionais e a população assistida.No contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico situacional é um instrumento fundamental de análise e planejamento, que permite identificar as condições de saúde da população, os determinantes sociais que as influenciam e os recursos disponíveis no território. Por meio dele, as equipes de Saúde da Família (eSF) conseguem planejar ações mais eficazes e voltadas às reais necessidades da comunidade, fortalecendo a integralidade e a equidade do cuidado.Para os acadêmicos, a experiência representou um momento de aprendizado prático e reflexivo, essencial para a formação médica voltada à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Através da observação e da escuta ativa, os alunos puderam compreender que um bom diagnóstico situacional vai além dos dados epidemiológicos e envolve também o reconhecimento de fatores sociais, econômicos e culturais que impactam a saúde da população.Dessa forma, entre os principais aspectos do diagnóstico situacional aos quais os estudantes devem se atentar estão perfil demográfico e epidemiológico da área adstrita; condições socioeconômicas e habitacionais da população; acesso e utilização dos serviços de saúde; percepção dos usuários sobre a qualidade do atendimento e identificação de vulnerabilidades e grupos prioritários. Contudo, essas atividades fomentam a formação acadêmica e aproxima cada vez mais da prática em saúde coletiva, contribuindo para a construção de profissionais conscientes do seu papel social e comprometidos com os princípios do SUS.

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Fonte: Carteira de Serviços da Atenção Primária