Para a população brasileira o mês de março é profundamente marcado pela ampliação da cidadania através da consolidação legal da expansão ao acesso à saúde pública. A exemplo, tem-se a entrega do Relatório Final da 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada em março de 1986 entre os dias 17 e 21, que forneceu diretrizes básicas para a formação do Sistema Único de Saúde (SUS) amparado pela Constituição Cidadã de 1988 e fixou a data de 21/03 como o “Dia do Orgulho SUS”. Apesar da importância da Conferência, neste dia de 17/03/2022 a Estação OTICS-Rio Rocinha deseja chamar atenção para a história de outra pedra fundamental na estruturação do SUS: a inauguração, em 17/03/1982, da Unidade Auxiliar de Cuidados Primários de Saúde Rocinha (UACPS ROCINHA), a base do atual Centro Municipal de Saúde (CMS) Dr. Albert Sabin, que hoje completa 40 anos.
A UACPS instaurada pelo Decreto Municipal nº 3089 de 1981 surge como braço de apoio para expansão da saúde pública na então Favela da Rocinha vinculado ao CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues. Nesse momento, marcado pela efervescência dos movimentos sociais nos anos finais da Ditadura Militar (1964-1985), ressaltam-se as reivindicações realizadas por moradores em prol de melhorias para o reconhecimento político e social da população local como integrantes da Cidade Maravilhosa, principalmente no âmbito do saneamento básico para o combate de proliferação de doenças contagiosas. Assim, o esboço do CMS Dr. Albert Sabin constitui-se como uma das muitas conquistas alcançadas por uma população aguerrida por seus direitos e existência, sem deixar de lado seus deveres para alcançá-los. É possível citar muitas figuras como exemplos, mas uma destaca-se junto à expansão da saúde na região da Rocinha: a enfermeira Maria Helena Carneiro de Carvalho, atualmente Coordenadora da Área Programática 2.1, que atuou na UACPS Rocinha e viu não somente a transformação do posto em CMS de referência no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), mas também a transformação das vidas dos moradores contemplados com o atendimento e cuidado.
A OTICS-Rio Rocinha vem, então, parabenizar os 40 anos de inauguração do CMS Dr. Albert Sabin e demonstrar a gratidão pela possibilidade de apoiar cada vez mais a expansão da saúde pública de qualidade no agora bairro da Rocinha. A oportunidade de auxiliar na construção do acesso e acolhimento aos cuidados em saúde para a população da Rocinha em conjunto com o CMS que foi ponto fundamental para a implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2007, demonstra a parceria da Rede OTICS-Rio na busca pelo aprimoramento dos processos de trabalho e estruturas em torno da Atenção Básica, em prol de um SUS cada vez mais universal, equitativo e integral.
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=7pEjzSU1RWs
https://www.youtube.com/watch?v=4uih4pIEC1w
http://www.ciespi.org.br/Projetos/Concluidos/Cartografia/Historico-Rocinha-1038
https://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/01/politica/1441120198_053979.html
https://ims.com.br/acao-social/projeto-memoria-rocinha/
http://www.museusdorio.com.br/site/index.php/museus-cidade-do-rio/area-de-planejamento-2/item/78-museu-da-rocinha-sankofa-memoria-e-historia#:~:text=O%20Museu%20da%20Rocinha%20%E2%80%93%20Sankofa,grupos%20sociais%20que%20ali%20vivem.