PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) dos R2 de Medicina – CF Maria do Socorro

A PBL (Problem-Based Learning – Aprendizagem Baseada em Problemas) configura-se como uma metodologia ativa de ensino que se destaca pela utilização de situações-problema reais ou simuladas como ponto de partida para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, no período vespertino do dia 7 de maio de 2025, na Clínica da Família (CF) Maria do Socorro, foi conduzida uma sessão de PBL pelo preceptor, direcionada aos médicos residentes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), com foco no tema “sangramento uterino anormal”.Sendo assim, a importância da PBL reside no fato de que promove o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da capacidade de resolução de problemas, ao mesmo tempo em que estimula a aprendizagem significativa. Além disso, favorece o trabalho colaborativo, a comunicação eficaz e a integração entre teoria e prática, aproximando o conhecimento acadêmico das demandas do mundo real.Em síntese, essa abordagem também contribui para o aumento da motivação dos estudantes e para a formação de competências essenciais ao exercício profissional, tornando-se especialmente relevante em contextos educacionais que buscam preparar o aluno para lidar com situações complexas e desafiadoras.Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fonte:

Teaching.cornell.edu