Com o intuito de atualizar o cadastro do SI-PNI dos profissionais envolvidos na campanha de vacinação da influenza (gripe) 2025, na manhã do dia 31 de março de 2025, a responsável técnica de enfermagem (RT) Luisa Neves reuniu-se com os agentes comunitários de saúde (ACS) no laboratório da Estação OTICS Rio Rocinha e com os acadêmicos de medicina da Universidade Veiga de Almeida. A atualização de cadastros é necessária porque no sábado, dia 29 de março de 2025 começou a campanha de vacinação contra a influenza (gripe). De acordo com o calendário de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde.Dessa forma, a atualização da dose de imunização contra a influenza (gripe) é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis. A vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria).
Portanto, a vacina da influenza (gripe) agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. É importante que esse imunizante seja tomado anualmente, já que os vírus da influenza sofrem mutações constantes.
Contudo, vale lembrar que o calendário de vacinação da secretaria municipal do Rio de Janeiro se estende a outros grupos:
Dia 1º de abril: idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 6 anos;
Dia 7 de abril: pessoas com comorbidades;
Dia 12 de abril: demais grupos e intensificação dos anteriores. Diante disso, para se vacinar, é preciso comparecer à unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
Gov.com