Hoje, 24 de março, promovemos o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Com isso, a Clínica da Família Maria do Socorro e o Programa Academia Carioca, realizaram uma ação onde reforça a importância da detecção precoce, do tratamento adequado e do acompanhamento contínuo dos pacientes.Contudo, essa data é fundamental para aumentar a conscientização sobre os desafios que envolvem o enfrentamento dessa doença. A tuberculose é uma infecção bacteriana (Bacilo de Koch), que, embora afete predominantemente os pulmões, pode acometer outros órgãos do corpo. Apesar de ser completamente curável e prevenível, causa milhões de casos e mortes anualmente, especialmente em regiões de baixa renda e com sistemas de saúde fragilizados.
Além disso, a clínica promove ações educativas para esclarecer a população sobre como a doença é transmitida e como prevenir sua propagação, com o objetivo de contribuir para a eliminação dessa grave questão de saúde pública global.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem se empenhado ao lado dos países para alcançar a meta de erradicar a tuberculose até 2030. O Dia Mundial de Combate à Tuberculose serve como um momento para fortalecer esses esforços e mobilizar a sociedade em uma ação conjunta na luta contra essa doença.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
bvsms.saude.gov.br