Em concomitância com essa política pública do Programa Bolsa Família para superação da pobreza e transformação social, o laboratório da OTICS-Rio Rocinha pôde, na tarde de 29/04/2024, receber os agentes comunitários de saúde (ACS) da CF Rinaldo de Lamare para atualização, acompanhamento e fiscalização dos cadastrados no Programa no bairro Rocinha, através da Plataforma da Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SUBPAV).
O Programa Bolsa Família uma iniciativa do Governo Federal que conta com a parceria das Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) do município do Rio de Janeiro. Além de garantir renda básica às famílias vulneráveis, o Programa busca a integração de políticas públicas para facilitar o acesso dessas pessoas a direitos básicos como saúde, educação, assistência social e moradia.
O Programa Bolsa Família é concedido às pessoas por meio de auxílio financeiro vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social, esses compromissos são chamados de condicionalidades. As famílias em situação de pobreza e extrema pobreza podem ter maior dificuldade de acesso e de frequência aos serviços de Saúde. Nesse contexto, o objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas, e potencializar a melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável contribuindo para a sua inclusão social.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
SUBPAV