Com intuito de propagar atitudes de boas-práticas em saúde para controle das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis como a Diabetes, o Centro Municipal de Saúde (CMS) Dr. Albert Sabin promoveu, na manhã de 14/11/2023, mediante suas equipes de Saúde da Família (eSF), a assistente social Vanessa Mata e o profissional de educação física Ronaldo Ferreira, uma ação voltada ao Dia Mundial e Nacional da Diabetes para os alunos do Programa Academia Carioca da unidade de saúde, na Quadra da Rua 1 da Rocinha.
O evento teve por objetivo a divulgação da importância do diagnóstico precoce e tratamento contínuo para combate à Diabetes. Na oportunidade, os profissionais trataram sobre o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) para investigação e acompanhamento da doença crônica, enfatizando a disponibilidade de recursos como os exames de rastreio, canetas de insulina e aparelhos de aferição da glicemia no acolhimento e cuidado do paciente adscrito à Clínica da Família (CF) ou Centro Municipal de Saúde (CMS).
Dessa forma, os colaboradores presentes ressaltaram a relevância de compreender a Diabetes como uma epidemia, como estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), promovendo assim os fatores comportamentais favoráveis à prevenção da doença crônica, reiterando os males do sedentarismo e do sobrepeso para desenvolvimento da DCNT.
Assim, a manhã foi proveitosa aos alunos do Programa Academia Carioca, pois puderam esclarecer suas dúvidas, entender os fluxos de cuidado da APS e também realizar exercícios que combatem diretamente os fatores de desenvolvimento da Diabetes.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
Prefeitura.rio