Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primaria, secundaria, latente e terciaria).
Diante de tantos casos em ascensão em nossa sociedade, na data de 19/10/2023, a CF Maria do Socorro, aproveitou o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita – 19 de outubro, para orientar e conscientizar os usuários na sala de espera chamando atenção sobre a importância da prevenção de novos acometidos.
A infecção por sífilis pode colocar em risco tanto adultos como o bebê durante a gestação. A sífilis congênita pode gerar consequências graves ao bebê, como surdez, cegueira, alterações ósseas e deficiência mental, podendo levar à morte. Portanto, toda gestante deve ser testada na primeira consulta do pré-natal (idealmente, no 1º trimestre da gestação); no início do 3º trimestre (28ª semana); no momento do parto, ou em caso de aborto/natimorto, independentemente de exames anteriores.
As Clínicas da Família (CF), Centros Municipais de Saúde (CMS), o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o teste rápido de sífilis. O teste é pratico e de fácil execução, com resultado em no máximo 30 minutos.
Para prevenir a sífilis, é fundamental o uso da camisinha masculina ou feminina. O Tratamento da sífilis é feito com antibiótico, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/sifilis-entenda-o-que-e-qual-a-prevencao-e-o-tratamento-disponivel-no-sus