Para formar profissionais cada vez mais preparados (as) e capacitados (as) para ofertar um atendimento de qualidade na Saúde Pública Carioca, a Coordenadoria de Atenção Primária da Área Programática 2.1 (CAP-2.1) a nutricionista Viviane M. Nogueira e a psicóloga Roberta Dutra, realizaram no auditório da OTICS-Rio Rocinha no dia 19/06/2023 o Terceiro Dia do Curso Introdutório de Saúde da Família com as unidades de saúde da Rocinha e adjacências.
O curso é voltado para os colaboradores e colaboradoras de categorias variadas, e que sejam ingressantes e/ou atuantes na Rede de Saúde da Família Carioca. Dessa forma, busca-se o aprimoramento dos conhecimentos e das habilidades dos profissionais que realizam o atendimento à população, numa formação técnica e humanista.Com esses pontos em mente, as apoiadoras trouxeram a estruturação da Rede de Atenção à Saúde no Município do Rio de Janeiro, apresentando aos alunos e alunas a organização e a integração entre esses diferentes níveis de atenção, tornando assim compreensível as demandas que surgem na Atenção Primária.
Dessa maneira, o Terceiro Dia do Curso Introdutório de Saúde da Família promovido pela CAP-2.1 atingiu seus objetivos, pois contemplou proposta de formação de profissionais capazes de compreender aprofundamente a construção do SUS, a partir das ideias estruturantes da APS e com as ferramentas da Estratégia da Saúde da Família, construindo assim uma saúde mais plural, integral e correspondente às demandas sociais em que estão inseridos.Neste sentido, no Terceiro Dia do Curso Introdutório de Saúde da Família, foi realizado na parte da manhã uma apresentação sobre as linhas de cuidado do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF/ e-Multi), que tem como ponto focal a nutricionista Viviane Nogueira, do DAPS, e a dra. Carla Bulcão, médica ginecologista, da linha de cuidado sobre a saúde da mulher. Já na parte da tarde a enfermeira Daniela Bittencourt, responsável técnica pela Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), apresentou a importância das ferramentas de vigilância na Atenção Primária à Saúde (APS).