OFICINA TERRITORIALIZAÇÃO CMS PÍNDARO DE CARVALHO RODRIGUES

As oficinas de territorialização estão a todo vapor na Área Programática (AP) 2.1, do município do Rio de Janeiro. Hoje, dia 15/03/2022, a OTICS Rio – Rocinha, recebeu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das 5 equipes de Saúde da Família (eSF) do Centro Municipal de Saúde (CMS) Píndaro de Carvalho Rodrigues para discussão sobre a influência dos determinantes e condicionantes de saúde no território de atuação das eSF.

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinantes e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.
O objetivo dessa reflexão é olhar para o território como um organismo vivo que influencia diretamente no processo saúde-doença da população adscrita e poder redividir cada território-equipe em 6 microáreas (MA).

 

 

As ACS demonstraram grande conhecimento e interesse no assunto e puderam dialogar com o enfermeiro Paulo Marques da CAP 2.1 e com a colaboradora da OTICS Luana Gomes sobre diversos aspectos relevantes para realizar um bom diagnóstico situacional do território sob responsabilidade sanitária de cada equipe.

Durante a oficina também foi apresentado a ferramenta que será utilizada para redesenhar as MA, o Google Earth Pro. Aplicativo gratuito e de fácil manuseio, que possibilita a visualização dos mapas das áreas de atuação e também inserir camadas de informação.

 

Essas oficinas estão acontecendo em todas as AP do município do Rio de Janeiro e terá como produto final a atualização dos Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária (CEMAPS). Estes CEMAPS podem ser utilizados como ferramenta de apoio para organização dos processos de trabalho das eSF.

@equipetrombeta
@equipehorto
@equipeparquedacidade
@equipeviniciusdemoraes
@equipedoisirmaos