TREINAMENTO DO SIGMA COM FARMACÊUTICOS DAS UNIDADES DE SAÚDE DA ROCINHA

Hoje, dia 15/03/2022, a Estação OTICS-Rio Rocinha pôde expandir ainda mais seu apoio às unidades de saúde da Área Programática 2.1. Através da estrutura fornecida em seu laboratório de informática, a equipe auxiliou o treinamento do Sistema de Informações Gerenciais de Materiais (SIGMA) oferecido pela farmacêutica Giselle Mendes do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) Central em conjunto com a farmacêutica Thaís Queiroz da Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área Programática 2.1 (CAP-2.1) aos colaboradores do NAF da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza e Centro Municipal de Saúde (CMS) Dr. Albert Sabin.


O SIGMA tem por objetivo o controle de todos os bens adquiridos e estocados nas Unidades Armazenadoras de Materiais do Município do Rio de Janeiro. Nesse sentido, o escopo do treinamento contemplou a demonstração do protocolo correto para controle e dispensação dos medicamentos nas unidades de saúde do bairro Rocinha.


O treino e o aperfeiçoamento no uso do SIGMA ao longo das CFs e CMSs abrangem ativamente aspectos administrativos para inclusão da Assistência Farmacêutica como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), tal qual prevista pela Política Nacional de Medicamentos (PNM). Sendo assim, no Município do Rio de Janeiro, no âmbito da Atenção Primária é preconizada a utilização do SIGMA  como ferramenta essencial à prestação de contas e também para expansão da rede de atuação.

Fontes:
https://naf.ensp.fiocruz.br/
https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/09/Cartilha_Finalizando.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/assistencia_farmaceutica_sus_relatorio_recomendacoes.pdf
Manual SIGMA

OFICINA TERRITORIALIZAÇÃO CMS PÍNDARO DE CARVALHO RODRIGUES

As oficinas de territorialização estão a todo vapor na Área Programática (AP) 2.1, do município do Rio de Janeiro. Hoje, dia 15/03/2022, a OTICS Rio – Rocinha, recebeu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das 5 equipes de Saúde da Família (eSF) do Centro Municipal de Saúde (CMS) Píndaro de Carvalho Rodrigues para discussão sobre a influência dos determinantes e condicionantes de saúde no território de atuação das eSF.

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinantes e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.
O objetivo dessa reflexão é olhar para o território como um organismo vivo que influencia diretamente no processo saúde-doença da população adscrita e poder redividir cada território-equipe em 6 microáreas (MA).

 

 

As ACS demonstraram grande conhecimento e interesse no assunto e puderam dialogar com o enfermeiro Paulo Marques da CAP 2.1 e com a colaboradora da OTICS Luana Gomes sobre diversos aspectos relevantes para realizar um bom diagnóstico situacional do território sob responsabilidade sanitária de cada equipe.

Durante a oficina também foi apresentado a ferramenta que será utilizada para redesenhar as MA, o Google Earth Pro. Aplicativo gratuito e de fácil manuseio, que possibilita a visualização dos mapas das áreas de atuação e também inserir camadas de informação.

 

Essas oficinas estão acontecendo em todas as AP do município do Rio de Janeiro e terá como produto final a atualização dos Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária (CEMAPS). Estes CEMAPS podem ser utilizados como ferramenta de apoio para organização dos processos de trabalho das eSF.

@equipetrombeta
@equipehorto
@equipeparquedacidade
@equipeviniciusdemoraes
@equipedoisirmaos