No dia 14/03/2022 foi dada a continuação das Oficinas de Territorialização da Área Programática 2.1 do Município do Rio de Janeiro. Com apoio do espaço cedido pelo Centro Municipal de Saúde Dom Hélder Câmara, a colaboradora da OTICS-Rio Luana Gomes e o enfermeiro Paulo Marques da CAP-2.1 receberam os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do CMS Dom Hélder Câmara e da Clínica da Família Santa Marta. Com o objetivo de repensar o território das Unidades de Saúde para construção de 6 microáreas (MA) por Equipe de Saúde da Família (eSF), retomaram a conceituação de microárea, que corresponde à área de atuação do ACS em espaços delimitados que concentram grupos populacionais, de preferência homogêneos, com vistas ao acompanhamento da população residente nestes espaços e programação das ações destinadas à melhoria das condições de saúde.
Através dos apontamentos dos ACS com auxílio da ferramenta Google Earth para visualização de suas áreas de atuação, foram pensadas as novas divisões territoriais das unidades referente às áreas de cobertura para ação das eSF em todo Rio de Janeiro. O município conta com uma cobertura populacional de 100% de seus munícipes. Tal cobertura proporciona, a todos os seus moradores, vinculação a alguma de suas Unidades Básicas de Saúde. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um site denominado Onde ser atendido?, no qual o munícipe deve digitar o CEP da rua onde mora, ou o endereço, para obter a informação de qual unidade deverá procurar. Esta boa prática favorece o direcionamento da população a fim de evitar a peregrinação em busca de atendimento.
O objetivo final dessas oficinas é a atualização dos Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária em Saúde do Município do Rio de Janeiro (CEMAPS-RJ), o qual além de apresentar o território de cada Unidade Básica de Saúde, apresenta indicadores de saúde, o que permite a definição de estratégias de programação de ações em saúde de forma mais assertiva.