Com intuito de contribuir para uma formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, as equipes de Saúde da Família (eSF) da Clinica da Família Rinaldo De Lamare, estiverem presente na manhã de 03 de abril de 2025, na Escola Municipal Rinaldo de Lamare, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, realizando uma etapa do Programa Saúde na Escola(PSE), através de uma ação de conscientização e abordando a importância das boas-práticas de cuidados domésticos. A ação foi organizada pelas residentes do Programa de Residência em Enfermagem da Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) e os agentes comunitários de saúde (ACS) da equipe de Saúde da Família.
Sendo assim, orientar as crianças nos cuidados domésticos exige paciência e atenção às suas capacidades, começando com tarefas simples e adequadas à sua idade. O ensino deve ser gradual e positivo, transformando as responsabilidades em oportunidades de aprendizado, para que as crianças não vejam as tarefas como um fardo. O exemplo dos adultos é crucial, pois as crianças imitam o comportamento observado, e ao realizar as tarefas em conjunto, elas aprendem de forma prática.
Na oportunidade, foi reforçado o entendimento da Escola como área institucional privilegiada para o encontro entre educação e saúde, pois ela mostra-se como espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
Assim, o Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolvido pela equipe de Saúde da unidade de saúde foi fundamental para compreender a importância da Educação Integral nos conceitos de proteção, a atenção, a saúde e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar, enfatizando a análise dos determinantes dos processos de saúde-doença presentes na constituição da Atenção Primária à Saúde (APS) da Saúde Pública Carioca.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
PSE