O Programa Bolsa Família (PBF), maior programa de transferência de renda do Brasil, foi relançado pelo Governo Federal em 2 de março de 2023 com a publicação da Medida Provisória N° 1.164. A medida trata-se de um programa de transferência direta e condicionada de renda que, por meio da articulação com outras políticas, atua para a superação da pobreza e transformação social das famílias beneficiárias. Neste sentido, na tarde do dia 27 de novembro de 2024, no espaço do Adolescentro Paulo Freire, a agente comunitária de saúde (ACS) Fanny Viana, da equipe de Saúde da Família (eSF) Campo Esperança, da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare junto ao Manuel Gomes, facilitador do Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – (RAP da Saúde) da AP 2.1 e os jovens, realizaram uma ação do Bolsa Família para atualização dos dados cadastrais e transmissão de informes.Na oportunidade, foi ressaltado como o Bolsa Família está integrado ao Ministério da Saúde para que sejam atendidas as seguintes condicionantes: cumprimento do calendário nacional de vacinação e acompanhamento do estado nutricional, para os beneficiários que tenham até 7 (sete) anos de idade incompletos; e realização de pré-natal das gestantes.
Ao integrar políticas públicas na assistência social, saúde e educação, o Programa Bolsa Família fortalece o acesso das famílias a direitos básicos. Nessa retomada, o Programa oferece mais proteção às famílias, com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares. Famílias com três ou mais pessoas passarão a receber mais do que uma pessoa que vive sozinha.
Dessa forma, é importante o acompanhamento da criança no desenvolvimento, na alimentação, no crescimento e nas vacinas estando em dia, acompanhando o período vacinal e mantendo a caderneta da criança atualizada.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
GOV.BR