Com o propósito de estimular qualidade de vida, bem-estar e conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das equipes Vila Verde, Boiadeiros e Barcelos da Clínica da Família Rinaldo De Lamare na manhã de hoje, 15/10/2024, no laboratório de informática da OTICS-Rio Rocinha, realizaram uma ação convocando pacientes para a realização de coleta de exame de papanicolau, popularmente conhecido como preventivo. Uma ação alusiva à Campanha Outubro Rosa.
No Brasil, a campanha iniciou-se em 2002 e foi oficialmente instituída em 2018, pela Lei nº 13.733. Todas as ações feitas, segue sendo considerada uma oportunidade importantíssima, para potencializar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero.
Dessa forma, durante todo o mês de outubro, diversas ações são realizadas para informar a população sobre os cuidados necessários. Palestras, caminhadas, rodas de conversa e ações nas redes sociais e dentro da Unidade de Saúde são alguns bons exemplos. Essas atividades ajudam a disseminar informações vitais sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e a importância dos exames periódicos.
A Agente Comunitária de Saúde (ACS) Marcelle Motta, da equipe Boiadeiros relatou muito empolgada:
“Eu adoro o outubro rosa porque dentro desse tema e de tantos outros, o nosso papel de Agente Comunitário de Saúde (ACS) é fundamental. Somos o elo entre a comunidade e os serviços de saúde, nos tornando verdadeiros embaixadores da prevenção em saúde. Em nossas visitas domiciliares, na elaboração de palestras e orientações, nós Agentes Comunitários de Saúde (ACS) compartilhamos informações essenciais sobre a prevenção, os riscos e a importância da mamografia e do autoexame. Nosso trabalho vai além da visita domiciliar, de entregar pedidos de exames do SISREG ou de atendimento no guichê; construímos relações de confiança com a população, quebrando barreiras e tabus associados à doença.”
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fontes:
Lei 13.733