UTILIDADE PÚBLICA
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
Nesse contexto, na tarde do dia 10/09/2024, o facilitador Manuel Gomes, da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – (RAP da Saúde) da AP 2.1, os agentes comunitários de saúde da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare e a psicóloga Sheila Lima da equipe multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (e-Multi na APS), reuniram-se com os jovens e os usuários para uma conversa sobre o Setembro Amarelo no espaço do Adolescentro Paulo Freire, o assunto abordado foi bem produtivo e dinâmico.Explorando a temática do mês corrente, aproveitaram o momento para uma reflexão sobre o Setembro Amarelo junto com os usuários. Para isso, o encontro contou com a distribuição de bilhetinhos e uma cartilha informativa sobre os fatores de risco, as medidas de prevenção e os canais de ajuda para a prevenção do suicídio.
O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Vamos falar sobre suicídio? Falar sobre suicídio é o primeiro passo para a prevenção.
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Fonte:
Gov.BR