17 de Outubro – Dia Nacional de Vacinação

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. O Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No total, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.
Nesse contexto, no dia 17/10/2023 é comemorado o Dia Nacional de Vacinação. As Clínicas da Família Maria do Socorro,  Rinaldo De Lamare e Centros Municipais de Saúde Dr. Albrt Sabin, Dr. Rodolpho Perisse e Vila Canoas realizaram ações de vacinações e atualização das cadernetas.
As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra infecções ou doenças. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde.
A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença, as ações de vacinação e vigilância apresentam impacto positivo na prevenção e no controle de doenças imunopreveníveis refletindo positiva e diretamente na qualidade e expectativa de vida da população.
O objetivo da campanha é chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo, como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.
A vacinação é o ato de aplicar a vacina e a imunização é o desenvolvimento de anticorpos específicos derivados da vacina aplicada.
Torna-se cada vez mais evidente, no Brasil, que a vacina é o único meio para interromper a cadeia de transmissão de algumas doenças imunopreveníveis. O controle das doenças só será obtido se as coberturas alcançarem índices homogêneos para todos os subgrupos da população e em níveis considerados suficientes para reduzir a morbimortalidade por essas doenças. Essa é a síntese do Programa Nacional de Imunizações, que na realidade não pertence a nenhum governo — federal, estadual ou municipal. É da sociedade brasileira.
Vacina salvam vidas!