Capacitação sobre câncer de colo de útero e de mama com ACS da Rocinha

O câncer de mama e o do colo do útero podem se manifestar de diversas formas. A detecção precoce é uma estratégia para encontrar o tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Por isso, é necessário estar atenta aos sinais e sintomas e às formas de prevenção destas doenças.
Neste sentido, na tarde de hoje 24/07/2023 a Dra. Carla Bulcão, médica ginecologista, da linha de cuidado sobre a saúde da mulher da Coordenadoria de Atenção Primária da AP-2.1 e o enfermeiro especialista em saúde, Rodrigo Nogueira, ministraram um treinamento com Agentes Comunitários de Saúde da Rocinha e adjacências no tema de câncer do colo de útero e câncer de mama, no auditório da Estação Otics Rocinha.
Contando com aproximadamente 37 profissionais de saúde, a ideia é levar aos participantes, o conhecimento, e as medidas a se fazer em relação aos cuidados de prevenção e o tratamento.O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.Já o câncer do colo do útero, é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como, por exemplo, a prática de atividades físicas, a amamentação, o peso corporal adequado e o baixo consumo de bebidas alcoólicas. Os dados mostram que prevenir é o melhor remédio.