Recepção dos novos residentes e acadêmicos bolsistas multiprofissionais do NASF

Desde 1993 a Rocinha é definida como bairro. Essa condição além de ser fruto da forte organização comunitária dos moradores e moradoras do território, expressa também as muitas diferenças e diversidades que a Rocinha apresenta no seu dia-a-dia, não só entre seus frequentadores e frequentadoras, mas também entre os próprios habitantes da região.
Em virtude desses diferentes perfis populacionais, então, fica compreensível a importância de uma abordagem intersetorial para o cuidado e acolhimento dos usuários e usuárias adscritos às unidades de saúde da região, pois esta apresenta-se como uma estratégia para o fortalecimento de vínculo entre a população e as equipes de Saúde da Família (eSF).
Nesse sentido, a atuação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) é imprescindível para a construção desses laços entre os(as) pacientes e as Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) do Município do Rio de Janeiro. Isso se dá através do incremento da resolubilidade de casos mediante o apoio matricial de especialistas às eSF, favorecendo a percepção integral de saúde, englobando os aspectos físicos, mentais e sociais dos atendidos e atendidas.
Nesse contexto, o auditório da OTICS-Rio Rocinha pôde, na tarde de terça-feira 04/04/2023, receber a assistente social Alexsandra Torres e a psicóloga Sheila Lima para a recepção dos novos residentes e acadêmicos bolsistas multiprofissionais que irão compor o NASF.
Assim, o profissional de educação física Leonardo Melo e as assistentes sociais Elaine Garicia e Helen Moraes que iniciarão suas atividades no NASF foram apresentados às características históricas, territoriais, demográficas e sociais do bairro da Rocinha.
Se interessou pelo assunto?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima

Fonte:
APS