Grupo de Pé Diabético da equipe Raíz do Morro – CF Rinaldo de Lamare

A Portaria nº 483/2014 do Ministério da Saúde fornece as diretrizes para a organização das redes de atenção à saúde de pessoas portadoras de doenças crônicas. Neste sentido, é dever dos municípios, ao organizarem a Atenção Primária à Saúde (APS) em suas cidades, a definição de linhas de cuidado específicas para as diversas doenças crônicas que afligem a população brasileira.
Por essa razão, no âmbito da APS do Município do Rio de Janeiro (MRJ), a rede constituída por Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) deve estruturar seus programas e ações tendo em mente a incidência dessas moléstias crônicas, como a hipertensão, a obesidade e a diabetes nos territórios adscritos às suas equipes de Saúde da Família (eSF).
Levando em consideração esses pontos, a enfermeira preceptora da CF Rinaldo de Lamare, Vanessa Lima, organizou na tarde de 16/03/2023, o primeiro encontro do Grupo de Pé Diabético dos usuários e usuárias da equipe Raíz do Morro.
No auditório da OTICS-Rio Rocinha, então, a preceptora contou com o apoio das residentes em enfermagem Letícia Pereira, Beatriz Oliveira e Tayelle da Silva para realizar o exame de pé diabético entre os portadores de diabetes mellitus na região da Raíz do Morro no Bairro da Rocinha.
Assim, os(as) presentes foram contemplados com o atendimento baseado nos cinco pilares para prevenção do pé diabético: Inspeção e exame do pé em situação de risco; Identificação do pé em situação de risco; Educação do usuário/ paciente, dos familiares e/ou cuidadores, profissionais de saúde; Incentivo a utilização de calçado apropriado; Tratamento dos sinais pré ulcerativos. Dentre as atividades realizadas, ocorreram a aferição de pressão arterial, o cálculo do Índice de Massa Corporal e o estímulo sensorial do pé dos portadores de diabetes.

Se interessou pelo Grupo de Pé Diabético?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.

Fontes:
BVS
SBD