O dia 10 de março de 2023 marca os dois anos de atuação do projeto “Rocinha Pela Vida”, fomentado através de edital da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). O projeto, em parceria com o “Instituto Don” e o “Instituto Tamo Junto Rocinha”, visa conscientizar e promover hábitos e boas práticas para combate à propagação do vírus SARS-COV-2, causador da COVID-19, nas favelas cariocas.
Para comemorar esse dia tão especial, a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) da Área Programática 2.1 uniram-se ao dinamizador do Projeto Rocinha Pela Vida, Antônio Carlos Firmino, para uma exposição sobre a trajetória de luta para o acesso à saúde na favela da Rocinha.
Os materiais foram compilados pelo Museu Sankofa Memória e História da Rocinha idealizado pelo geógrafo Antônio Carlos Firmino, e tratavam sobre o legado deixado pelos mutirões comunitários para limpeza de valas e reinvidicações para melhorias na saúde dos moradores da então Favela da Rocinha.
Atualmente, a população da Rocinha conta com 03 unidades de saúde, sendo elas a Clínica da Família Rinaldo de Lamare, a Clínica da Família Maria do Socorro e o Centro Municipal de Saúde Dr. Albert Sabin, que já possui 40 anos de existência.
Dessa forma, os(as) usuários(as) que compareceram ao Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare no dia 10/02/2023 foram contemplados com uma aula de história do passado ao presente, chamando atenção para os cuidados a serem mantidos contra a COVID-19.
Se interessou?
Saiba mais sobre o Projeto Rocinha Pela Vida.
Conheça a unidade de saúde mais próxima de sua residência.