“Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”. Essa célebre frase elaborada pelo defensor dos Direitos Humanos, Desmond Tutu, define muito bem a importante reunião ocorrida na manhã do dia 27/01/2023 no auditório do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare.
Diante da recorrência de atos de feminicídio e misoginia que atingiram as mulheres do bairro da Rocinha nas últimas semanas, a Secretária Especial de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, realizou um encontro ao lado de representantes das secretarias presentes no Centro de Cidadania, como a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para planejar atuações intersetoriais de combate a esta mazela.
O diálogo contou também com a presença de diversas representantes de organizações da sociedade civil, como do coletivo Emponderadas e da associação de moradores da Rocinha, para ouvir suas reivindicações e aproximar-se ainda mais da realidade cotidiana.
Neste sentido, o encontro foi proveitoso para a Secretária Especial divulgar as formas de atuação da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio), que se debruça sobre a realização de programas e ações temáticas, e também no enfrentamento à violência contra a mulher.
Dessa forma, foram traçadas estratégias e divulgadas ferramentas para prevenção do feminicídio, além de maneiras de acolhimento à vítima deste crime tendo em mente a conjuntura social do território da Rocinha. Pensou-se, então, a importância do exercício de alteridade e cidadania, dada a relevância de não permanecer em silêncio diante dessas situações.
Se interessou pelo assunto?
Saiba mais na unidade de saúde mais próxima.
Saiba mais sobre a SPM-Rio.
Fontes:
EBC.
Rio Prefeitura.