Ação sobre Janeiro Roxo na CF Maria do Socorro

Todo ano o mês de Janeiro é marcado por esforços da sociedade civil para a conscientização e prevenção da hanseníase. Nessa luta contra o preconceito e desinformação, os trinta e um dias de Janeiro colorem-se da cor que simboliza a criatividade e a resolução de problemáticas para a campanha do Janeiro Roxo, buscando chamar atenção das instituições para o investimento no combate e controle à hanseníase, para a mobilização técnica e política dos(as) profissionais de saúde e para a divulgação e parceria da imprensa na campanha.
Dessa forma, os esforços são pensados a partir da ideia integral de saúde e, como resultado, entende que para a mitigação dessa doença infecciosa não contagiosa é impreterível um empenho intersetorial e uma atuação nos três níveis de Atenção: Primária, Secundária e Terciária.
Com essas diretrizes em mente, então, as enfermeiras Celina e Ana Maria da Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza promoveram na sala de espera dos usuários ao longo do dia 11/01/2023 uma conversa para conscientização e prevenção da hanseníase. Foram abordados os principais sintomas, como: diminuição de sensibilidade na pele, sensação de dormência, picadas ou espetadas no local, e o aparecimento de manchas mais claras, vermelhas ou marrons; o processo de tratamento da doença acompanhado pelas equipes de Saúde da Família; e a prevenção através do hábito de examinar a pele.
Assim, as profissionais de enfermagem demonstraram a importância de estar atento a qualquer dormência na epiderme e, caso levantada suspeita, começar o tratamento da forma mais rápida possível acompanhado de dermatologista.

Alguma dúvida?
Procure a unidade de saúde mais próxima e saiba mais!

Fontes:
Prefeitura.rio
SBD.org
Agência Brasil