Reunião dos Farmacêuticos da AP 2.1

Hoje foi realizado encontro dos farmacêuticos das unidades de Atenção Primária da Área Programática (AP) 2.1. A dinâmica foi conduzida pela farmacêutica Thais Queiroz e os participantes demonstraram grande interesse nos assuntos pautados.

 

 

O acesso ao medicamento não é apenas à disponibilidade do medicamento. Para que haja um real impacto sobre a qualidade de vida da população deve-se diminuir o risco do desperdício de recursos. É preciso envidar esforços na promoção do uso racional de medicamentos, na ampliação do acesso superando a visão reducionista de aquisição/distribuição.

No município do Rio de Janeiro o profissional farmacêutico está integrado à rede municipal de saúde, seja na logística, seja na atenção direta ao usuário e às equipes de saúde da família. Uma das ferramentas utilizadas para esta gestão é o Sistema de Informações Gerenciais de Materiais (SIGMA), que tem como objetivo o controle de todos os bens adquiridos e estocados nas Unidades Armazenadoras de Materiais no Município de Rio de Janeiro tais como: materiais de consumo e medicamentos.

Essas reuniões periódicas realizadas proporcionam processos de trabalho fluidos e representam mais qualidade na atenção farmacêutica do município.