Cuidado ao usuário com sofrimento mental

Hoje na OTICS Rio – Rocinha aconteceu a reunião com os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria Socorro e equipe da Clínica da Família Rinaldo De Lamare. Este encontro foi organizado para discussão e definição de fluxo de acolhimento do usuário com sofrimento mental.

Acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. Ou seja, requer prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização, orientando, quando for o caso, o paciente e a família em relação a outros serviços de saúde, para a continuidade da assistência, e estabelecendo articulações com esses serviços, para garantir a eficácia desses encaminhamentos.

Vem sendo incentivado o acolhimento em saúde mental nas unidade de atenção básica para permitir uma responsabilização compartilhada dos casos, excluindo a lógica do encaminhamento , pois visa aumentar a capacidade resolutiva de problemas de saúde pela equipe local.

Sendo assim, essas reuniões otimizam o cuidado ao usuário com sofrimento mental e sua família.