Grupo de redução de danos

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a “Atenção à Saúde” é constituída a partir da noção ampliada do processo saúde-doença. Ao entender a “Saúde” como resultante das condições de habitação, alimentação, educação, renda e meio ambiente, então, a “Atenção” a ela dada infere-se como a possibilidade de conceber e organizar políticas e ações públicas numa perspectiva interdisciplinar.

Nesse contexto, o SUS organiza sua “Atenção à Saúde” de forma hierarquizada, nos chamados nível primário, nível secundário e nível terciário de atenção, conforme a complexidade requerida na realização dos procedimentos. Assim, no nível primário a “Atenção Primária à Saúde” ou “Atenção Básica”, mostra-se como a porta de entrada do usuário ao SUS. Dessa forma, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), na perspectiva da Atenção Primária, atua como ferramenta para a a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde para desenvolvimento de uma ação integral em saúde.

Nesse sentido, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no dia 19/04/2022, utilizou o auditório da OTICS-Rio Rocinha para a exibição e debate do filme “Nise: O Coração da Loucura” com usuários da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare. A conversa foi mediada pela assistente social Alexsandra Torres e pela psicóloga Sheila Carvalho. As profissionais dialogoram a respeito do consumo de substâncias psicoativas, vulgarmente conhecidas como “drogas”, legais e ilegais, além da sua equivocada associação de seus usos como “doença mental”. Assim, buscou-se a desconstrução da ideia das “drogas” como algo invariavelmente perigoso, pensando suas problemáticas de uso numa perspectiva multidisciplinar.


Caso tenha dúvida, cheque no Onde Ser Atendido a unidade mais próxima para esclarecimento sobre a Redução de Danos.