Os processos de elaboração “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes” refletem a preocupação equitativa do Ministério da Saúde e da sociedade civil para com as pessoas do sexo feminino. Por meio da perspectiva de gênero, a elaboração do documento e sua publicação em 2004 busca a oficialização dos compromissos governamentais com a implementação de ações de saúde especificamente voltadas para a garantia dos direitos humanos das mulheres e a redução da morbimortalidade dessa parcela populacional. Sob essa perspectiva, a declaração procura enfatizar a importância da integralidade, da promoção da saúde e dos avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com destaque para a melhora no âmbito da atenção obstétrica.
O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, presta assistência à mulher nos períodos de gravidez e puerpério. Além disso, os enfermeiros e enfermeiras obstetras e obstetrizes também compõe parte fundamental da equipe para atenção à saúde da paciente, através da avaliação das suas necessidades físicas e emocionais. Por esses motivos, suas atuações implicam no acompanhamento no pós-parto, no apoio familiar, no atendimento a recém nascidos, diretamente nos partos, no pré-natal e no apoio à gestante para exames ginecológicos.
Nesse sentido, a OTICS-Rio Rocinha parabeniza, no Dia do Obstetra, 12 de Abril de 2022, as médicas e médicos obstetras e à enfermagem obstétrica e obstetrizes, profissionais da ponta responsáveis por um acolhimento que prioriza o cuidado humanizado e integral às mulheres que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).
Fontes:
ABENFO
PNAISM
SIAT – UFBA
FEBRASGO
IFF – FIOCRUZ