Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, esta data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, e tem como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida.

Sendo assim, informar-se sobre os sinais e sintomas desta doença pode ser fundamental para a busca de ajuda médica no tempo adequado e para a realização de um tratamento responsável.

O quadro foi identificado pela primeira vez, em 1817, por James Parkinson, que descreveu os principais sintomas da doença publicados no Ensaio sobre a Paralisia Agitante.

A Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos. Há também outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

A cura ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental sobre alternativas de tratamento. Em 10 de maio de 2010 foi publicada a portaria nº 228, que trata sobre o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica do Sistema Único de Saúde para pessoas com Doença de Parkinson. Os medicamentos para Parkinson são disponibilizados gratuitamente pelo SUS através do Programa de Medicamentos Excepcionais.

Pacientes com incapacidade funcional causada pelos sintomas parkinsonianos também podem se beneficiar de programas terapêuticos de reabilitação, envolvendo fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e suporte psicológico e familiar, buscando evitar e/ou retardar a perda de suas funcionalidade e habilidades motoras. Tais serviços são ofertados na Rede SUS, nos Centros Especializados em Reabilitação com modalidade de reabilitação física.

No ano de 2005, a tulipa vermelha foi escolhida como o símbolo oficial do mês de sensibilização da doença de Parkinson.

 

A escolha deste símbolo originou-se em decorrência da criação de uma tulipa vermelha com detalhes em branco pelo floricultor holandês, diagnosticado com Parkinson, J.W.S. Van der Wereld. Ele nomeou sua criação como tulipa Dr. James Parkinson, em homenagem às contribuições feitas pelo médico.

Caso você apresente os sintomas descritos ou conheça alguém que os tenha, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

https://dia-mundial-de-conscientizacao-da-doenca-de-parkinson/