A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método recente para prevenção à infecção pelo HIV, o vírus da imunodeficiência humana e causador da AIDS, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Sendo transmitido através de relações sexuais desprotegidas, isto é, sem o uso do preservativo com uma pessoa soropositiva, o vírus HIV muitas vezes passa desapercebido por não manifestar a AIDS. O PrEP, por meio da ingestão diária de um comprimido, possibilita ao organismo a preparação para um possível contato com o HIV, e consequentemente o desenvolvimento da imunodeficiência adquirida.
Nesse sentido, o auditório da OTICS-Rio Rocinha pôde receber os profissionais da Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare com mediação da responsável técnica da medicina Thayna Taylor, na tarde do dia 06/04/2022, para um diálogo com o colaborador Gustavo Magalhães sobre a descentralização da Profilaxia Pré-Exposição. Com apoio do material educativo do 17º Ciclo de Debates da SUBPAV realizado em 17/11/2021, a discussão passou pelos processos de descentralização para dispensação do PrEP, enfatizando o acompanhamento do usuário pelo princípio da descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim, com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), do farmacêutico, e do corpo técnico das equipes de Saúde da Família (eSF) o debate contemplou aspectos das boas práticas em saúde, além de relembrar pontos fundamentais sobre a educação sexual e reprodutiva. Dessa forma, a reunião buscou ressaltar a ampliação do acesso e da abrangência do cuidado na Atenção Primária em Saúde (APS) no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ).