O dia 21/03/2022 marcou o encontro da colaboradora Luana Gomes, da OTICS-Rio, e do enfermeiro da CAP-2.1, Paulo Marques, para a realização das últimas oficinas de territorialização nas unidades de saúde da Área Programática 2.1. Dessa vez, com apoio do espaço cedido pela Estação OTICS-Rio Copacabana, os treinamentos contemplaram os Agentes Comuitários de Saúde (ACS) das dez equipes de Saúde da Família (eSF) do Centro Municipal de Saúde (CMS) João Barros Barreto e os ACSs da Clínica da Família (CF) Cantagalo Pavão Pavãozinho.
Apoiados pelas ferramentas disponíveis no aplicativo Google Earth Pro, os ministrantes da oficina procuraram evidenciar dentro do território adscrito ao CMS características relevantes para a divisão das áreas de atuação das eSF em 6 microáreas a serem designadas pelos ACSs que as integram. Dentro desse debate, os colaboradores trouxeram ao escopo da discussão a identificação do território como fundamental para a compreensão do processo saúde-doença.
Acontecendo em todas as AP do município do Rio de Janeiro, as oficinas terão como produto final a atualização dos Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária (CEMAPS). Assim, por meio da evidência de indicadores em saúde em concomitância com o território observado, estes CEMAPS podem ser utilizados como ferramenta de apoio para organização dos processos de trabalho das eSF.
A equipe da OTICS-Rio Rocinha, neste Dia do Orgulho SUS, agradece a parceria e a dedicação dos funcionários e funcionárias ao longo da AP-2.1 que tornaram a realização das oficinas possíveis, em especial o enfermeiro Paulo Marques da CAP-2.1 que acompanhou e apoiou presencialmente os treinamentos dos ACSs das unidades de saúde da Zona Sul do Rio de Janeiro.